CARNAVAL 2020 

BLOCO DISQUE 100 ANIMA O PRIMEIRO DIA DE CARNAVAL EM BELMONTE

Mais uma vez o município de Belmonte é destaque nos festejos de Carnaval, com a campanha do Bloco Disque 100, que visa conscientizar a sociedade sobre essa realidade, do cenário da violência e exploração sexual e combate ao trabalho infantil e auxiliar na sua prevenção.


Ação da Prefeitura Municipal de Belmonte, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem como secretário da pasta Cláudio Rogério Soares. Esse ano o Bloco contou coma aquisição de 1.000 abadás que foram trocados no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), por alimentos que serão entregues a entidades que trabalham no cuidado e proteção à infância e adolescência.
O prefeito de Belmonte Janival Andrade Borges, sempre apoia essa campanha, e faz questão de acompanhar de perto, esse ano não foi diferente, esteve no trio e na pipoca com a comunidade.
O diferencial foi a participação das 150 famílias acompanhadas pelo Programa Primeira Infância no Suas, as famílias acompanhadas, receberam gratuitamente os abadás em casa, que foram entregues pelos visitadores do programa.


O bloco que mais uma vez teve sua concentração em frente ao CRAS, teve também a participação da comunidade, trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), e demandatários dos serviços do CRAS, CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O bloco foi puxado por mini trio e Banda Semba, que animou os participantes e passou mensagens de conscientização e cuidados com as crianças e adolescentes.
Além do mais, tiveram o acompanhamento durante todo o percurso, pela polícia militar, e carro de apoio com bombeiras civis, e mais carro suporte com água mineral e geladinho.
Durante o Carnaval, a incidência de crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes aumenta em até 20%.


Só no primeiro semestre de 2019, o Disque 100, o canal do governo federal para denúncias de violações dos direitos humanos, recebeu 9.079 ligações envolvendo crimes sexuais contra crianças e adolescentes, aproximadamente 47 ocorrências por dia. Apesar de alarmante, o índice deve ser ainda maior, já que muitos casos nem chegam a ser notificados.
Além das denúncias de abuso sexual, ocorrem também as denúncias sobre trabalho infantil durante os festejos de carnaval em todo território nacional.
O bloco Disque 100 é a culminância das ações e projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social, que através de seus equipamentos, elaboram os projetos, planos e firmam parcerias para essa luta contínua contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, e combate ao trabalho infantil.

Comments

comments

Veja tambem ...

Leave a Comment