Saúde 

Portaria do Governo Federal habilita Belmonte a ter Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar Tipo II.

O Secretário Municipal de Saúde de Belmonte, Tárcio Lapa, comemorou na manhã dessa sexta-feira (27/12) a publicação da Portaria nº 3.654 que permite que o município tenha em seus quadros uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) tipo II, através do Programa Melhor em Casa. Com a autorização, os belmontenses passarão a contar com uma equipe de internação domiciliar para casos de afecções agudas ou crônicas agudizadas com necessidade de cuidados intensificados e sequenciais. Também será disponibilizado tratamentos parenterais ou reabilitações, afecções crônico-degenerativas considerando o grau de comprometimento causado pela doença demandando atendimento no mínimo semanal. Também serão contempladas as necessidades de cuidados paliativos domiciliares, com acompanhamento de no mínimo semanal, com o objetivo de controlar a dor e o sofrimento do paciente. Os bebês prematuros e de baixo peso com necessidades ponderal também serão contemplados pelo novo serviço.

Em conversa com nossa equipe, Tárcio Lapa salientou que Belmonte é o quarto município da regional a conseguir o serviço junto ao Governo Federal. “Após muito empenho da nossa equipe, durante quase 3 anos, conseguimos trazer mais um serviço para a saúde de Belmonte, projeto esse, que tanto sonhava e lutei incansavelmente desde a sua elaboração e aprovação. Minha luta é diária em busca de melhorias e uma saúde de qualidade para todos os belmontenses.” – Comentou Tárcio Lapa, que ainda explicou que o objetivo do programa é agilizar a alta hospitalar, aumentando a rotatividade e a disponibilidade de leitos na rede municipal de saúde. “Outro fator positivo é que o paciente fica perto da família, onde geralmente um familiar se habilita como cuidador. Esse cuidador será monitorado e receberá todo o apoio da equipe multiprofissional.” – Finalizou Tarcio Lapa.

O Secretário ainda agradeceu ao Prefeito Janival Borges e ao Deputado Jânio Natal que lutaram para a habilitação do município de Belmonte a esse programa tão importante que, com certeza, irá atenuar muito o sofrimento dos pacientes belmontenses e seus familiares.

Comments

comments

Veja tambem ...

Leave a Comment