Belmonte 

AVANÇO DO MAR CAUSA PREJUÍZOS AOS MORADORES E COMERCIANTES DA PRAIA DO MAR MORENO

O avanço do mar é um fenômeno registrado no litoral dos 17 Estados brasileiros banhados pelo oceano Atlântico. Levantamentos recentes apontam que, além de avançar em uma velocidade acima do normal em alguns locais, o mar também está recuando em parte significativa do litoral, o que vem mudando o mapa litorâneo.

Em Belmonte, outro fator tem colaborado para este avanço, segundo especialistas é que o Rio Jequitinhonha que deságua no mar , não tem tido força suficiente para chegar ao mar devido a construção da Barragem para hidroelétrica , segundo eles desde que a barragem foi construída o Rio vem sofrendo assoreamento, com uma redução no volume de água do rio , ele não tem força para empurrar a areia que vem do mar que muitas vezes chega a criar uma barreira impedindo a água do rio de chegar ao mar.

Nesta ultima ressaca do mar que aconteceu no final do mês de julho , os prejuízos foram muito maiores, onde moradores e comerciantes tiveram que sair de seus imóveis , causando um prejuízo incalculável ao turismo da cidade.

A Prefeitura Municipal de Belmonte começou a remover os escombros deixados pelas ruínas das barracas que sucumbiram à força da maré. Nossa equipe conversou com o Secretário Municipal de Infraestrutura, Luciano Alves, que informou que o Prefeito Janival Borges e o Deputado Jânio Natal estão preocupados com a situação e os prejuízos causados aos moradores e barraqueiros. “Estamos apenas fazendo um trabalho paliativo porque a Prefeitura não tem recursos para fazer essa obra de contenção e até o momento as esferas federal e estadual não disponibilizaram nenhum recurso.” – Finalizou Secretário.

A Bahia tem 26% do litoral em erosão, 6% em progradação e 8% estabilizado por obras de engenharia. Os números mostram que a maior parte da linha de costa encontra-se em equilíbrio. Os principais casos de erosão estão associados à dinâmica de desembocaduras fluviais (migração lateral no caso de pequenos cursos d?água, mudanças na configuração das barras de desembocadura e variações naturais da vazão sólida e líquida). Outros casos de erosão severa estão associados à retenção de areia por instalações portuárias (Ilhéus) e em cabos inconsolidados (Caravelas). Os casos mais significativos de progradação foram verificados nas desembocaduras dos rios Jequitinhonha e Contas.

Comments

comments

Veja tambem ...

Leave a Comment