Belmonte Politica 

Eleições 2020 terão número recorde de candidatos em Belmonte

Com o fim da possibilidade de coligações para vereadores, partidos políticos de Belmonte já avaliam que em 2020 haverá uma explosão no número de candidatos. Cálculos iniciais indicam que poderá haver em torno de 300. Parece um número alto, mas no último pleito municipal, 2016, quando era possível coligação para as eleições proporcionais, Belmonte teve 116 candidatos. Desde as eleições de 2018, as coligações só são possíveis para as eleições majoritárias – no caso municipal, para prefeito.Com o fim das coligações vão se eleger os candidatos mais votados dentro dos seus partidos, desde que o partido consiga atingir o quociente eleitoral.

A cidade tem 13 partidos registrados e cada um poderá lançar até 50 nomes a vereador, que correspondem a 150% das cadeiras na Câmara Municipal. Nem todos lançarão, porque têm poucos filiados e alguns deles não cumpriram as metas da cláusula de barreira e ficarão fora da repartição do fundo partidário e do tempo de propaganda na televisão, mas mesmo assim podem lançar candidatos

. A pulverização de candidaturas tem um lado positivo. Cada vez mais se torna possível que seja eleito um vereador mais próximo do seu eleitor. O lado negativo, disse, é que a grande distribuição de votos facilita a eleição de alguém com baixa densidade eleitoral. Os grandes partidos, segundo ele, se beneficiam com o grande número de candidatos. 

O financiamento das campanhas será difícil, uma vez que desde 2018 as doações foram limitadas às pessoas físicas e os candidatos recebem recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e do Fundo Partidário. 

Já o fundo de campanha, é destinado aos partidos e, como já ocorreu em 2018 e se repetirá em 2020, grande parte desses recursos será destinada aos candidatos que já são detentores de mandato eletivo ou aos candidatos “celebridade”. Os que possuem maiores chances de serem eleitos, ou que tenham maior potencial de voto, turbinarão a quantidade de votos de um determinado partido, permitindo que tenha maior número de cadeiras.

Com tantos candidatos possíveis, a previsão é de que a Câmara a ser eleita em 2020 terá uma composição bastante pulverizada, com ampla diversificação de partidos e tendências. Algumas legendas ouvidas pelo Portal do Guaiamum já definiram chapa completa e já estão trabalhando o marketing.

Dos onze vereadores que compõe a Câmara de Vereadores todos devem ser candidatos a reeleição e se a somativa de votos for com a mesma proporção da eleição anterior temos 8 possíveis vagas em aberto.

Comments

comments

Veja tambem ...

Leave a Comment