Saúde 

BELMONTE – AUMENTA OS CASOS DE SUSPEITA DE ZIKA , DENGUE E CHIKUNGUNYA

Cresceu o número de pessoas com suspeita de dengue em Belmonte, o Hospital Dr. José da Costa Pinto Dantas encontra-se com muitos pacientes com suspeita das doenças transmitidas pelo mosquito. Além disso,  a preocupação dos pacientes aumenta por causa do medo da zika vírus e febre chikungunya.

A secretaria de Saúde não divulga o boletim epidemiológico , assim não temos dados concretos sobre os casos e suspeitas, muitas pessoas ao sentir os sintomas não procuram a unidade de saúde para tratamento.

Estão acontecendo mutirões nos bairros , com os agentes de saúde e endemias e alguns funcionários da limpeza publica. Durante o mutirão, os agentes vão distribuir panfletos e orientar a população sobre o perigo das doenças, as formas de prevenção e como eliminar os criadouros do mosquito. A intenção da campanha é que a população assuma a tarefa de combater o inseto.

Zika e microcefalia são preocupação
Transmitido pelo Aedes aegypiti, o mesmo transmissor da dengue e da chikungunya, o zika provoca dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.
ZIKA
A grande preocupação, no entanto, é a relação entre o zika e a ocorrência de microcefalia, confirmada pelo Ministério da Saúde no final do ano passado. Mulheres grávidas ou com possibilidade de engravidar devem estar atentas a algumas medidas.
Uma delas é a proteção contra picadas de insetos: evitar horários e lugares com presença de mosquitos, usar roupas que protejam a maior parte do corpo, usar repelentes e permanecer em locais com barreiras para entrada de insetos como telas de proteção ou mosquiteiros.
É importante informar o médico sobre qualquer alteração em seu estado de saúde, principalmente no período até o quarto mês de gestação. Um bom acompanhamento pré-natal é essencial e também pode ajudar a diminuir o risco de microcefalia.
Saiba alguns cuidados para evitar o acúmulo de água, onde o mosquito pode se reproduzir:
– Feche caixas d’água, tonéis e latões
– Limpe com escova os bebedouros de animais
– Guarde garrafas vazias com o gargalo para baixo
– Guarde pneus velhos sob abrigos
– Mantenha desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises
– Não acumule água nos vasos de plantas, substituindo por areia
– Coloque embalagens de vidro, lata e plástico em lixeiras fechadas
– Mantenha a piscina tratada
– Verifique se os ralos estão desentupidos e, se não estiver usando, deixe-os fechados ou com telas
– Observe a bandeja externa de água na parte de trás da geladeira

 

Comments

comments

Veja tambem ...

Leave a Comment